Seguidores

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

sábado, 23 de julho de 2011

As sete paixões capitais

São denominadas capitais porque dão origem a outras paixões. Mas porque são paixões? Porque as paixões são totalmente ligadas ao nosso corpo físico, ou ao nosso lado animal. E nosso lado animal possui um vazio em nosso coração que nunca se preenche. São elas: 



Soberba - Hoje é mais conhecida como orgulho. soberbo ou orgulhoso considera-se melhor que os outros em tudo. Não admite que alguém seja melhor que ele em nada. Por isso vive subestimando o valor das pessoas. Atualmente, estamos vendo casos de pessoas matando outras por orgulho. Um exemplo são os crimes passionais.


Avareza - É o apego excessivo ao dinheiro e aos bens materiais. O avarento faz da riqueza a finalidade principal da sua vida. Por isso, não se preocupa em repartir os bens que lhe sobram. Da avareza à injustiça, o caminho é curto. Um exemplo nítido dessa paixão é o nosso sistema judiciário, que beneficia os ricos e condena brutalmente os pobres.

Luxúria - É o hábito de abusar dos prazeres do corpo, principalmente do sexo. O luxuriento vive em função do sexo. Para ele(a), o que importa é gozar, independente se o parceiro(a), for homem, mulher ou animal. A indústria pornô, e os chats de internet estão cheios de temas diversificados. Um verdadeiro banquete para quem vive em função de alimentar essa paixão.

Gula - O guloso vive para comer, em lugar de comer para viver. Esses são os que menos desperdiçam comida. Em compensação são os que mais brigam por comida. Confesso que se algum cozinheiro internacional dissesse que merda com açúcar é bom, eles seriam os primeiros a experimentar.

Preguiça - O preguiçoso é viciado em não fazer nada. É a paixão alimentada pelos jovens do século XXI. Mas eles não nascem com ela. Isso é fruto de pais que dão tudo nas mãos deles, das facilidades que a vida digital proporciona e pelo que o governo faz para que permaneçam sempre assim: estagnados e sem perspectivas de terem a audácia de construir um futuro melhor.

Inveja - É o hábito de querer para si tudo o que os outros possuem. O invejoso sente-se mal com a felicidade alheia. No mundo moderno, devido à essa competição exagerada nos negócios e até mesmo na vida cotidiana, vemos casos de pessoas invejosas. Alguns casos de divórcios acabam em morte simplesmente por pura inveja dos ex, por não aceitarem que os outros sejam felizes.

Ira - Também conhecida como raiva e cólera. É o hábito de quem vive agredindo as pessoas por qualquer coisinha, por mínima que seja. Os bailes estão cheios de gangues que procuram brigas por qualquer coisa. Os chamados pitty boys vivem alimentando freneticamente essa paixão.


Bem pessoal, são essas as paixões humanas que estão dominando nossas famílias, e entrando em nossas casas através dessa sociedade totalmente materialista e capitalisticamente desenfreada. Aprendamos um pouco com as culturas orientais: sejamos fortes, e moderados. Pois o segredo do sucesso de poucos é a moderação.

7 comentários:

  1. É isso aí Seu Silva, vamos passar o rodo nessa sujeirada toda para dar lugar à amizade, à cooperação. Enfim dar lugar para a construção de um mundo melhor que todos desejam, mas poucos fazem algo para construir.

    Tem umas postagens novas lá no meu blog e você sabe que é sempre bem-vindo.
    http://olhareseleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa lista de pecados "capitais" foi criados por teólogos da Idade Média, e creio não ser o cerne da coisa. Creio que o Pecado Capital é a "EGOLATRIA", daí provém todos os demais pecados e erros dos seres humanos. Quando nos colocamos como o centro do universo, pisamos nas demais pessoas e daí provém soberba, ódio e tudo o mais...

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e a metáfora com os acontecimentos de hoje em dia , as fotos escolhidas ficaram ótimas , principalmente a da inveja . quanto aos pecados acho o da luxúria preguiça e gula menos prejudiciais aos outros do que a nós mesmos quando os temos .
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. E rapá, tem uns aí que eu já desisti de parar de praticar, rsrs.

    ResponderExcluir
  5. O PROBLEMA DE SE RESISTIR A UMA TENTAÇÃO, É QUE TALVEZ VOCÊ NÃO TENHA UMA SEGUNDA CHANCE.

    TEM UM TEXTO INTERESSANTE NO MEU BLOG. LEIA.

    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. como dizm " a preguiça nao eh um pecado tão ruim assim, pois ela tira a coragem de cometer os outros 6"


    grande beijo e uma otima semana!!!

    http://cabecafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sou irado...preguiçoso....luxurioso e orgulhoso...ou seja, sou o maior pecador do mundo !.....adoro !

    ResponderExcluir

Caro leitor: se você se identificou com o texto, comente-o. Seu comentário também anima o meu dia-a-dia de assalariado.