Seguidores

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Shows em Sergipe: uma humilhação para o artista sergipano.

Domingo, vinte e seis de junho de dois mil e onze (desculpem por eu postar com atraso). Estava eu sem nada fazer, quando um amigo meu de infância e de convivência chamado Junior, liga para o meu "ching-ling janitor mobile phone", me convidando para que fosse prestigiá-lo em um show de forró que se realiza todos os anos num município chamado Nossa Senhora do Socorro: o FORRÓ SIRI. (Só para lembrar, e não querer encher a bola de ninguém, mas o meu amigo Júnior é um dos melhores instrumentistas do Estado no quesito guitarra e violão).
O banner do evento.

Desculpei-me dizendo que não queria ir. Mas ele fez uma proposta boa, que foi a de ir com a banda que ele estava fazendo cachê e ficar no palco dando uma ajuda. Topei na hora! Não ia ganhar nada, mas pela moral de estar lá no palco, tava valendo. Então me arrumei, saí de casa, fui até ele, conheci o pessoal da banda, entramos no ônibus, chegamos lá e... QUE DECEPÇÃO! Calma minha gente. Segurem-se nas cadeiras. Não estou querendo desmerecer a minha querida terra de pessoas acomodadas que mereciam choques elétricos em jejum para despertarem desse coma semi-profundo, mas admito: foi uma máfia daquelas.

Não... Não estou brincando, podem espalhar. Aquela porra de evento tem mais é que acabar! Aquilo lá é uma humilhação para o artista sergipano, pois o show da banda que ele ia tocar (João da Passarada) e de outros artistas do estado (Comunidade que canta) lá foi uma merda. Isso mesmo: uma merda!

Porque estou falando isso? Bem... Vamos numerar...

Primeiro: garantiram que ia ter uma bateria lá disponível para as bandas de Sergipe e disseram que não era preciso levar bateria própria. Uma mentira deslavada, pois não tinha bateria nenhuma, e as bandas grandes, que iam receber rios de dinheiro, tipo o cantor Leonardo (um dos músicos mais caros da noite), não queriam emprestar as baterias para que as bandas daqui tocassem. Se existe uma palavra que se encaixa perfeitamente nessa situação, é essa: humilhação.

Segundo: tinha camarim até para o diabo negociar a alma dos políticos, mas não tinha para os artistas sergipanos. Improvisaram um canto para que eles se arrumassem, se ajeitasem e se preparassem para se apresentar ao público. Lembrando que esse evento proporcionado pela prefeitura de Nossa Senhora do Scorro, é um evento de sergipanos para sergipanos. Ou será que estou enganado? Será que não tem mais sergipanos em Sergipe?

Terceiro: não deixaram as bandas daqui tocar no mesmo palco que o cantor Leonardo ia cantar. Colocaram eles no mesmo palco que a banda Calypso ia tocar. Mais um exemplo de humilhação que os artistas sergipanos passaram, pois além de ter um palco exclusivo (que foi alugado aqui mesmo no Estado), o outro palco ficou superlotado com três atrações juntas. Será que Leonardo é sergipano? Tenho minhas dúvidas.

Quarto: A banda "João da Passarada" teve que esperar a banda "Comunidade que canta" acabar. Eles então começaram a tocar e pararam com 20 minutos depois, porque a produção da banda Calypso começou a desligar os equipamentos de aúdio de um por um, a começar pelo monitor da guitarra que estava microfonado. Um dos produtores ficou discutindo com Junior, falando que o monitor era de Chimbinha. E falando também que ele não estava autorizado a usar, sendo que a banda "Comunidade que canta" havia usado antes. E o pessoal de Ricardo Sá (A empresa de sonorização contratada para o evento) sabia que aquela merda de monitor era de Chimbinha, e deixou que ele tocasse assim mesmo. Depois eles desligaram o som da sanfona, e um cara ficava o tempo todo fazendo sinal para o show acabar.

Fiquei indignado e furioso, pois a vontade que dá é de pedir uma nota em um jornal local de grande repercussão, como o CINFORM e fuder com aquela festa que humilha os artistas do próprio Estado e exaltam ao extremo os artistas de outros Estados. Mas imaginem se isso fosse na Bahia. Na Bahia é bem diferente. Lá os artistas da terra estão sempre em primeiro lugar, e os de fora em segundo. O que é o contrário daqui, pois nas festas da capital e do interior, quem manda não é a secretaria de cultura do município mas sim o artista maior do dia, que faz o que quer e como quer.

Desde já eu começo uma campanha solo, e aceito quem mais quiser se juntar à mim, que vai se chamar: "O ARTISTA SERGIPANO TAMBÉM É BOM. SEJA SERGIPANO VOCÊ TAMBÉM: VALORIZE-O."

15 comentários:

  1. Apoiado!! Não sou sergipana mas entro nesta luta com vc. Acho um absurdo mas isso é mal do brasileiro: sempre valorizamos o santo de fora. O de casa NUNCA faz milagre!!Como sempre, texto excelente!!

    Tem postagem nova lá!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Os artistas da terra sempre sofrem preconceito e são discriminados, paga-se fortunas para artistas meia-boca, como esse Leonardo, que é um cantor ruim pra cacete, e os verdadeiros talentos ficam em segundo ou terceiro plano. Isso não só acontece ai em Sergipe, mas em todo lugar. O profeta de casa não tem honra, lembra disso? É a pura verdade.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma das consequências que se vê quando as pessoas começam a dar mais valor à fama, ao glamour e ao dinheiro e esquecem de valorizar o ser humano. Pois mesmo a banda Calypso ou o Leonardo não foram valorizados pelo que são e sim pelo que tem. Triste situação da humanidade.
    Abraços.

    http://olhareseleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Seu Silva, é realmente absurdíssima essa situação. Se eu fosse você, faria de fato essa denúncia. Escreva para um jornal, ligue para uma rádio... é uma vergonha um estado menosprezar seus próprios cidadãos. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Ei Zelador, não leve para o lado pessoal, não foi pra vc. A maior parte das pessoas apenas comenta como forma de fazer propaganda de suas páginas, fazem pouco caso das postagens, lêem no máximo os comentário já postados de outras pessoas e copiam parte do comentário pra fingir que leu.


    Eles apenas andam em círculos e não vão a lugar algum com a pretensão de não acharem que foram percebidos.

    Eu não concordo com isso e faço meu direito de dizer: NÃO. De uma forma irônica sem dúvida. Mas não sem humor.

    Se eu achasse que fosse o seu caso, nem teria me dado o trabalho de vir comentar aqui, ok?

    --
    Apesar de eu deixar claro na minha caixa de postagem, continuo recebendo comentários como "muito legal, me segue?" - "vc desenha bem, visita lá" "te sigo, aguardo retribuição", "parabéns pelo blog".

    Ou seja: nem o texto curto da caixa de postagem leram.

    Francamente cara, isso não soma. Isso não vale. E minha ironia é meu personagem escrachando sim o que eu acho que tem de ser combatido.
    ----
    Cada tira de quadrinho é uma produção com roteiro, letreiramento, desenho, redesenho, estudo de cores, expressão. Não é algo que eu faço em 5 minutos. Leva horas porque eu trabalho com paixão, a piada tem de funcionar no momento exato, uma referência escondida aqui, uma gag ali, nada é leviano e mesmo assim nem sempre acerto. Mas é meu investimento pessoal de horas e horas de trabalho num tempo livre muito curto. E se eu conseguisse fazer em 5 segundos não teria de ser desrespeitado por isso também.

    Entenda , não estou direcionando a vc, não creio que vc tenha tido essa intenção em nenhum momento.

    As postagens que fizeram isso eu barrei todas.

    Não sei se já topou com algum comentário meus em qualquer pg. Vai perceber que eu leio as postagens dos outros na íntegra (até as gigantescas) e faço o melhor comentário possível com o que tenho.

    Os que tem a mesma postura comigo eu respeito. Os que não tem, a caixa de postagem já filtra em parte.

    Entenda a ironia de meu personagem e o meu ponto de vista, ok?

    Um forte abs!

    Atenciosamente,
    Urbano.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkk...Muito bom o seu post!! Eu fico rindo, mas é pelo fato dessa situação ser tão absurda q às vezes não dá nem para acreditar! Os artitas, sejam eles sergipanos, pernambucanos, cariocas, merecem muito respeito! Não é só pq aparecem na tv que merecem mais e os outros menos...Muito bom seu post!
    Acessa e segue o meu tbm: http://umpoucothetudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Em todos os lugares os artistas sofrem com a bitolação das pessoas. ;D

    ResponderExcluir
  8. Apoiado! Coincidência ou não, Estados fortes na política (BA, SP, RJ, MG...) mantém a correta posição de valorizar sua própria gente, seus próprios artistas. Em MT acontece algo parecido com Sergipe, os artistas são subvalorizados frente a outros de fora. Triste!
    Belo texto!

    ResponderExcluir
  9. concordo com os comentários a cima...
    Vc está apoiado...

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, esses eventos causam revolta!
    Porque desmerecer um artista local para maiorizar um artista famoso?
    Mas é isso aeh, vamos lutar e melhorar as condições, pois cada obstáculo é um meio de elevar a auto estima.
    Que o artista sergipano seja reconhecido!
    Eu aprovo!

    ResponderExcluir
  11. Em verdade em verdade vos digo :
    Nenhum profeta é bem visto em sua propria terra..

    reconhece ?

    http://universovonserran.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. LAMENTÁVEL OS ARTISTAS DE SUA PRÓPRIA TERRA NATAL SEREM MENOSPREZADOS E TRATADOS COMO FIGURANTES EM UM EVENTO QUE É DA CIDADE DE VOCÊS... LEONARDO É UMA BOSTA! A FORÇA DO POVO ESTÁ NO VOTO, POR TANTO REIVINDIQUEM SEUS DIREITOS PERANTE AS URNAS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES... SE ATÉ LÁ A MAIORIA SE LEMBRAR DESTE FATO TRISTE, PORQUE A MEMÓRIA POLÍTICA DO POVO BRASILEIRO É MUITO CURTA, INFELIZMENTE!
    ENDOSSO SUA CAMPANHA CONTRA O DESCASO QUE OS ARTISTAS DE AJU SOFRERAM NESSE FORRO SIRI!
    PARABÉNS PELO POST...
    ABRAÇOS...

    ResponderExcluir
  13. Esse tal de Leonardo ainda tá na ativa? Puta que pariu! Essa merda dessa cara já devia ter saído de circulação a muito tempo, ele em minha opinião pensa que canta, mas pra mim é como se ele tivesse com prisão de ventre. Espero sinceramente que as coisas mudem no país todo e de um modo geral, e que as pessoas passem a dar mais valor as suas raízes, apreciando o que tem de melhor em seu estado.
    Parabéns pela postagem magnífica!
    Abração aí mano.
    Tom

    ResponderExcluir
  14. esse tipo de atitude deve mesmo ser relatada nos blogs pois é uma vergonha a arte ser tratada com descaso seja ele de onde for todo artista merece respeito...valeu pela visita no http://fleonandthecity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. rsrs...adorei o blog, e me identifiquei também, parabéns e continue assim, muito interessante, já estou seguindo, se puder me dar uma força também, afinal assalariados unidos jamais serão vencidos...
    www.paullodark.blogspot.com

    ResponderExcluir

Caro leitor: se você se identificou com o texto, comente-o. Seu comentário também anima o meu dia-a-dia de assalariado.