Seguidores

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Procissão de Santo Antônio e descaso da prefeitura.


Essa semana, eu fui participar da centenária procissão de Santo Antônio aqui em Aracaju, que é realizada dia 13 de junho, dia do mesmo. Bom... E antes de mais nada, quero revelar a todos que sou católico e tenho uma espiritualidade franciscana. Sou devoto de Santo Antônio, porque o pai de um dos meus melhores amigos se chamava Antônio (IN MEMORIAN) e também porque meu pai era devoto de São Francisco, cujo nome também era Francisco (IN MEMORIAN), que foi quem inspirou Santo Antônio a largar os agostinianos e seguir os franciscanos. Outra coisa que preciso deixar claro, é que não estou precisando de ajuda pra arrumar namorada, peguete, ficante ou amante. Já tenho a Nêga Nita, que me é uma mulher/amante de mão cheia.
Um dos primeiros registros da procissão de Santo Antônio em Aracaju.
Acompanhei a trezena por uns quatro ou cinco dias por causa do meu tempo corrido. Mas como o dia 13 de junho e dia de segunda eu não tenho aulas na Universidade, fui tranquilamente para a procissão. TRANQUILAMENTE??? Fui tranquilamente nada. Torci o tornozelo na quinta-feira e passei o fim-de-semana com o pé pra cima. Tiver que ter muita fé para acompanhar até o final a procissão, pois o pé doeu um bocado.
Foto da procissão de 2011.
Durante o trajeto, percebi mais uma vez o quanto os políticos tentam se envolver com esses eventos que fazem parte do calendário da capital. Vi muitas faixas de políticos saudando os devotos de Santo Antônio, mas que não ajudaram em nada na organização do evento, ou seja: demagogia pura. A procissão de Santo Antônio já faz parte até do calendário turístico do Estado, e o que eles querem fazer? Divulgação de nada que fizeram. Saudar os devotos não faz esquecer de que as ruas estão esburacadas ou sem asfalto. saudar os devotos não nos faz esquecer de que os professores estão em greve por melhores salários, e o governador, ao invés de cumprir a lei, mandou que eles voltassem pra sala-de-aula, ameaçando cortar o ponto e descontar do salário. Gostei quando o trio elétrico começou a arrancar as faixas de saudações dos políticos pelas ruas onde a procissão estava passando.

Outra coisa que me desagradou na procissão, foi ver que as árvores das avenidas do bairro, não foram podadas pela prefeitura. Ví os músicos que estavam tocando e animando a procissão em cima de um trio-elétrico ter que parar várias vezes para se desviar dos galhos das árvores, que mais uma vez não estavam podadas. Ví o frade Jonaldo falando muitas vezes nos microfones durante a trezena que vários ofícios foram enviados para a prefeitura, mas que ninguém havia se manifestado para podar as árvores. E como político em nome do marketing pessoal tem a cara cínica, o nosso querido fanfarrão e beberrão, prefeito Edvaldo estava presente na trezena com sua equipe de puxa-sacos e bajuladores pessoais.
Prefeito Edvaldo o fanfarrão, e Governador Déda, conhecido no Estado como "volto já."
Pois é... Fico pensando no movimento anarquista, quando vejo que nem o militarismo e nem o presidencialismo deram certo. A capital elegeu um prefeito que só vive chapando o coco de whisky em festas, o Estado elegeu um governador que passa mais tempo fora de Sergipe do que dentro dele, e o Brasil elegeu uma mulher que em suas campanhas disse que apoiaria as mulheres, mas depois de eleita, se mostrou mais machista do que muitos homens. É... os valores estão mesmo mudados. Esse mundo está virando um grande balde de merda, e o pior é que pessoas como eu (a minoria das minorias pensantes), tem engoli-la aos poucos. Já estou me preparando para viver nos guetos, e defender a bandeira do heterossexualismo nas ruas e praças. Caras como eu estão ficando cada dia mais raros, pois essa tal de honestidade virou coisa do passado. Viva o povo brasileiro,que aprendeu a passar a vida que nem caranguejo: andando de lado pra tirar o dele da reta, na merda e comendo restos.

6 comentários:

  1. A pomada de arnica poderia eliminar a dor dessa torção.
    Honestidade ainda não virou coisa do passado, mas quem é honesto não diz por medo de ser usado, manipulado, feito de bobo e se tornar alvo de deboche dos outros. Viver nos guetos para mim não é o suficiente... Quero mesmo me mandar para o interior, uma cidade pequena esquecida pelas pessoas deslumbradas com o capitalismo e suas ilusões.

    Te convido a passar lá no meu blog para descansar os olhos de toda essa sujeira dos nossos representantes.
    http://olhareseleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oieeee!
    Quanto tempo né? Pois é, meu blog estava empoeirado mesmo, mas as vezes fico bem cansada com final de semestre, provas sem fim, trabalho, tendo que ser irmã, namorada, tia, filha, secretária, estudante... ufa. O tempo que me resta quero distrair a mente na frente da TV e dormir. Ainda mais nesse frio. As vezes falta tempo, as vezes não tenho criatividade nenhuma pra postar. Por isso andei sumidinha...

    Mas estou de volta. Passei no seu blog por diversas vezes mas não sei o que acobtece que por vezes não consigo comentar no seu e mais em alguns blogs. Nem sei se esse comentario vai dessa vez. Ai eu comento e não consigo postar. Um saco.

    Ja li mais uns textos seus e vou tentar comentá-los.
    Não abandone meu blog, ainda que eu mesma o faça...rsrs

    BeijO*-*
    evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ps: Ótimo texto. Adorei o que vc falou sobre os governantes, especialmente sobre a Dilma. Penso assim tb. Não votei nela mas acho que quem votou ja está se arrependendo...

    BeijO

    ResponderExcluir
  4. Estou com pena da sua cidade .. bem nem só da sua , das muitas cidades brasileiras . A situaçaõé muito ruim quando até os santos são desrespeitados .

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. SÁBIAS PALAVRAS... O POVO NÃO SABE A FORÇA QUE TEM, E ESSA FORÇA CHAMA-SE DEMOCRACIA E ELA SE CONCRETIZA ALI NA HORA DO VOTO. MAS É UMA PENA QUE AINDA EXISTAM PESSOAS QUE SE DEIXAM LEVAR POR PALAVRAS E UM ROSTO BONITINHO, QUEM NÃO SE LEMBRA DA ERA COLLOR DE MELLO? EU ERA BEM PEQUENA MAS JÁ OUVIA MINHA MÃE, MINHAS TIAS E AS AMIGAS DELAS DIZENDO QUE IAM VOTAR NELE PORQUE ELE ERA LINDO. AIAI... HOJE ME LEMBRAMDO DISSO EU PIRO! SEM CONTAR QUE O POVO BRASILEIRO TEM MEMÓRIA CURTA... ELEGEM UM PILANTRA HOJE, ELE ROUBA DURANTE TODO O MANDATO DELE, EMPREGA FAMILIARES, AMIGOS, CONHECIDOS, AFILHADOS, GENROS, NORAS, SOGRO,... E DEPOIS DE UM DETERMINADO TEMPO ELE APARECE COMO CANDIDATO A SEI LÁ O QUE, E O MALANDRO AINDA GANHA! ALGUÉM AQUI SABE ME DIZER ALGO SOBRE O IMPEATCHMENT DO EX. PRESIDENTE FERNANDO COLLOR DE MELLO? PUTZ! EU ERA BEM PEQUENA MAS JÁ FICAVA ALI NOS BASTIDORES, SEMPRE LIGADA E PRESTANDO ATENÇÃO NA CONVERSA DOS ADULTOS. ESTÁ NA HORA DE ACORDAR MINHA GENTE!
    PARABÉNS PELO POST... METEU O DEDO NA FERIDA... SERÁ QUE POLÍTICO SABE O QUE É UM BLOG OU LÊ ALGUM?
    ABRÇOS SEU SILVA!
    PARABÉNS!
    ANGELS.

    ResponderExcluir
  6. Zelador, acho que a situação ai em Aracaju é muito semelhante a daqui em Recife, só tem político escroto e calhorda. E esses ratos da política não respeitam nada, nem religião, nem velhos ou crianças, só respeitam seus bolsos. Como já dizia aquela fã das meninas do Restart: "isso é uma puta falta de sacanagem!".

    Legal esses teus textos, ao mesmo tempo fico conhecendo a realidade de Aracaju.

    Abração pra tu.

    ResponderExcluir

Caro leitor: se você se identificou com o texto, comente-o. Seu comentário também anima o meu dia-a-dia de assalariado.