Seguidores

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

domingo, 15 de maio de 2011

Aniversário, oftalmologista e terminando de ler ECCE HOMO.

Ontem, dia 14/05 fiz 29 anos. Fiz uma comemoração básica em um barzinho que fica aqui perto de casa. Confesso que foi uma festa bem melhor do que a que eu preparei pra galera da Universidade na sexta. Mas o importante é que eu acordei muito reflexivo nesse dia...


Mudar ou não mudar: eis a questão!
Assim que acordei, passei cerca de uma hora fazendo um exame de auto-avaliação, revendo minha vida durante o ano passado, e repensando o que eu preciso fazer para me tornar uma pessoa melhor esse ano. A primeira coisa que decidi foi começar um regme, pois estou horrível em relação à minha forma física, estou parecendo ummonstro dos power rangers de tão gordo! A segunda é voltar a meexercitar, nem que seja com umas caminhadas básicas de meia hora por dia. E a terceira é dar um tempo com as farras, pois percebi que são elas que estão me engordando. A cerva da semana na Universidade vai acabar. Vou substituir por chá de boldo pra poder dar uma aliviada no fígado até o São João, que pra o Nordestino é uma das maiores festas do ano.
Adeus cerveja cruel...
Terminei minha reflexão, fui me arrumar para ir ao oftalmologista. Como eu sabia que meu atendimento ia demorar e muito, levei o ECCE HOMO para terminar minha leitura. Não o li no ônibus porque encontrei com uma vizinha que estava indo para o trabalho, e batemos um papo sobre leitura. Fiquei feliz porque eu não sou o único nessa cidade que gosta de leituras constantes, e me admirei com o fato dela ler muito.

Assim que cheguei na clínica, fiz todo o prcedimento e me sentei para aguardar ser chamado. Não vou mentir que por causa do meu plano de saúde ser estatal, eu fui atendido primeiro, por que não fui. Fui um dos últimos. Ainda bem que eu tinha levado o ECCE HOMO para lá, pois pela demora que estava, uma leitura mais aprofundada do âmago do ser humano naquelas horas seria bem melhor do que qualquer DVD de Roberto Carlos (que estava tocando na hora) e qualquer revista veja que estava lá espalhada.
O Corruptor Invisível de Nistezsche.
Assim que coloquei para fora o livro, o ambiente ficou corrompido. As pessoas olhavam para mim como se eu fosse um ser de outro mundo, ou como se eu fosse uma ameaça. Mas o fato é que quem estava ali naquele dia, conhecia ou já tinha ouvido falar sobre Nietzsche. Comecei a folheá-lo e terminei de ler os outros capítulos antes mesmo de ser atendido pela médica. Confesso que depois de ler o livro, algo de mim foi arrancado: uma nova perspectiva de mundo se abriu diante dos meus olhos. Nietzsche aprofundou o conceito de mal e me fez perceber que o mal é o ocultamento da verdade. As pessoas até hoje, principalmente os mais fanáticos religiosos falam que o mal é algo que não se deve conhecer e tocar. Mas Friederich Nietzsche foi bem mais além e provou que o mal é apenas o que as pessoas mais poderosas do seu país não querem que você saiba. E o pior é que o véio tem razão! Mal posso esperar para começar a ler ALÉM DO BEM E DO MAL (ou prelúdio de uma filosofia do futuro).Estou instigadoa  conhecer as idéias desse homem e começar a ver a socedade mais anarquicamente.

Ele chegou ao ponto de se auto-intitular de "primeiro imoralista da História", ou o Anti-Cristo. E depois de lê-lo, eu acredito nisso. Ele enxerga as religiões de um ponto vista massacrante: o lado de fora. Ele é severo em afirmar que "o Budismo é cem vezes mais realista que o Cristianismo". E o pior é que mais uma vez esse véio filho-da-puta tem razão! Ele é confuso em suas reflexões, mas de alguma forma consegui entendê-lo,e sofrer as consequências disso. Alguns conceitos moralistas me foram arrancados e eu estou me tornando uma pessoa anárquica, mais real. Minhas máscaras caíram. Os véus que escondiam os meus olhos da verdade também, graças a Nietzsche.

Coloquei o colírio pra dilatar a pupila e fiquei numa área do hospital mais próxima do consultório da doutora. Depois de um tempo, uma coroa e um garotão sentaram em umas cadeias de frente a mim: eram mãe e filho. Não vou mentir que o sonho de toda mulher dondoca é ter um filho gay e amigo dela para ser uma espécie de álibi na hpora em que ela for dar umas puladas de cerca. E era o que parecia que estava acontecendo naquele momento. Tenho um faro muito bom para mulher safada, e meu faro nunca erra: a mulher que estava sentada de frente à mim gostava de chifrar o marido. E como eu escobri isso? Bastou ela apenas cruzar as pernas assim que sentou...
A saia dela era curta, e ela não se incomodava em mostrar as pernas. E cada vez que cruzava, fazia questão de olhar pra mim. Eu me fiz de indiferente, porque perna cruzada já basta a Nêga Nita, que tem uns coxão. E por justamente eu me fazer indiferente, ela se irritava com isso. Não sei porque os seres humanos têm esse fetiche sexual de se sentirem atraídos por quem os despreza. Mas o fato é que ela chegou ao ponto de ficar em minha direção e cruzar as pernas na minha frente, afim de mostrar a calcinha. O que me salvou foi eu ter sido chamado pela oftalmologista. Entrei rápido no consultório, fui atendido e já saí de lá com a receita para fazer os meus novos óculos. Em breve estarei de 4 olhos.Vai ser melhor, pois meus projetos futuros me cobrarão uma boa visão,principalmente noturna.

Vou virar um preto véio bem cult.
Pela tarde, mesmo com as pupilas sensíveis por causa do colírio, fui dar minhas aulas de reforço. Ánoite tinha combinado de ir pra um barzinho com os amigos comemorar o meu aniversário. Cheguei cedo e fiquei esperando. Passei mais de uma hora tomando duas cervas e olhando o rio e a ponte Construtor João Alves. O que salvou foi a Nêga Nita, que me ligou e ficamos mais de meia hora batendo um papo gostoso. Tinha marcado de chegar em casa cedo, pra ficar conversando com a Nêga Nita no msn. Mas meu irmão e uns amigos apareceram no bar e ficamos bebendo e conversando até meia-noite. E pra piorar ganhei um presente inesperado: meu amigo de infância André vai ser pai, e quer que eu seja o padrinho do filho dele.

Nita... Vem logo que você vai ser madrinha!

3 comentários:

  1. MUITO BOA ESSA POSTAGEM. EU TB TOU USANDO ÓCULOS. ESSE LOBISOMEM QUE VOS FALA TÁ FICANDO UM VÉIO CULT TB. HEHEHEHEHE


    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que dia mais interessante. Acho incrível quem consegue fazer uma reflexão como a sua e dai tirar uma crônica como essa. Meus parabéns. Bom, quanto a reflexão, acho que repensar o passado quando se envelhece é algo muito natural. Eu já fico a semana inteira fazendo isso, pelo menos até chegar o dia e depois efeito vai se dissipando. Sobre Nietzsche, acho que existem certos momentos da vida, pelo menos para algumas pessoas, em que elas já estão com um olhar mais aberto para receber e refletir sobre essas teorias e idéias. Não sei se esse é o seu caso mas acho que, e isso vale pra todo mundo, as palavras vão fazendo mais sentindo com o passar do tempo e as nossas observações.

    Interessante, gostei.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. INTERESSANTE! ADMIRO HOMENS QUE SE EMBRIAGAM NÃO SÓ DE CERVAS MAS COMO TAMBÉM DE LIVROS E BONS LIVROS. LEITURAS SÃO ENRIQUECEDORAS E SEMPRE NOS ABREM UM LEQUE DE CONHECIMENTO, QUANDO SE ESCOLHE UM BOM LIVRO OBVIAMENTE. LER É SEMPRE BOM, ALIAS É ÓTIMO, POIS A LEITURA AFASTA DAS PESSOAS A CEGUEIRA DA BURRICE E DA IGNORÂNCIA. ECCE HOMO SERÁ MINHA PRÓXIMA LEITURA. PARABÉNS PELO POST!!!
    ABRAÇOS!!!
    ANGELS.

    ResponderExcluir

Caro leitor: se você se identificou com o texto, comente-o. Seu comentário também anima o meu dia-a-dia de assalariado.