Seguidores

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

Pronto para limpar até as arestas mais difíceis!

domingo, 10 de abril de 2011

Frota de ônibus aos domingos, grupos de jovens e rap no buzão.

Hoje foi um domingo bem agraciado: optei por fazer uma visita a uns amigos que participam de dois grupos de jovens, em um bairro e um conjunto que fica não muito perto de minha casa.

Isso me deixou por um lado alegre e por outro lado bem triste, pois ter que pegar ônibus dia de domingo aqui é uma prova de paciência. Além de termos a segunda passagem de ônibus mais cara do Nordeste (R$ 2,25), ainda sofremos com a frota de ônibus reduzida aos domingos. É um desaforo, ter que esperar quase uma hora pra passar um ônibus e pagar uma passagem tão cara! E ainda vem o secretário dos transportes falar na televisão que o aumento é para poder oferecer ônibus climatizados. UMA GRANDE FARSA! Desde ano passado que usam a mesma desculpa pra aumentar as passagens de ônibus. E só uma linha é que oferece ônibus com ar condicionado. Isso sem contar que essa linha de ônibus é uma linha que só circula nos bairros nobres da zona sul. Mas como já disse antes: o pessoal vende o voto pra essa corja, e depois não tem direito de reclamar.

Entrei no ônibus e segui viagem até as paróquias, onde esse pessoal se reune com seus grupos de jovens. Passei algumas horas com eles e é sempre bom encontrar com esse pessoal. São pessoas de bem com  a vida, apesar dos compromissos e  problemas. Pessoas que de alguma forma ou de outra; por amor ou pela dor, se encontraram com Deus e não fizeram disso uma alienação. Olhando pra eles, percebo que os pais que levam os seus filhos para as igrejas e ensinam eles a não se alienar, dificilmente vão buscá-los nas cadeias ou nos caixões.

Mas a mente do ser humando ainda é um mistério a ser desvendado, e o que mais podemos fazer de melhor, é ficarmos atentos ao comportamento das pessoas queridas que nos rodeiam. Pois até mesmo atrás de um sorriso pode estar escondido um pedido de ajuda. E ser amigo é saber identificar isso.

Depois que visitei o segundo grupo de jovens (aproveito que se reúnem no mesmo dia em horários diferentes, e visito os dois)na volta, fiz o trajeto até o terminal de ônibus, e fiquei esperando o ônibus que passa aqui perto de casa chegar. Assim que o ônibus parou, entraram uma turminha meio barra pesada, que era o contrário do pessoal que eu estava reunido. Eram quatro adolescentes: dpis meninos e duas meninas. Dava pra ver pelas roupas e pelo comportamento arruaceiro, que eles moravam em algum bairro periférico daqui.

Notei que as pessoas olhavam pora eles com um ar de incomodados, por eles estarem falando alto e tinha um adolescente que estava fumando cigarros durante a viagem. Mas isso não foi o motivo maior delas estarem incomodadas. Notei que a simples presença de um morador de um bairro de periferia em qualquer lugar, é motivo de medo. Já trabalhei com jovenms de perifeira e aprendí uma coisa: a boa pessoa e a má pessoa que mora nas perifeiras, são irreconhecíveis aos olhos desatentos, porque se vestem do mesmo jeito. Mas uma coisa difere o bom do mau: o olhar. Para quem é um bom observador, o olhar diz quem você é logo de cara. E eu olhava os olhos deles e via que eles não eram pessoas ruins, só se comportavam de uma maneira diferente dos demais dentro do ônibus.

O ápice pra terminar de irritar as pessoas foi que eles começaram a cantar raps dentro do ônibus. A maneira crua que eles cantavam as músicas estavam irritando mesmo os demais. A mim não porque eu adoro rap. O primeiro CD de rap que caiu na minha mão e abriu meus ouvidos, foi o cd "SOBREVIVENDO NO INFERNO", do grupo Racionais Mc's. Depois desse disco, comecei a prestar mais atenção a esse tipo de som.

Mas acontece que as massas são acostumadas com os Michéis Telós e Luãs Santanas da vida. Músicas cheias de nhêm-nhêm-nhêm, que não trazem mensagem nenhuma é que fazem parte da cultura inútil desse povo, pois mascarar a realidade é fácil. Difícil é ter coragem de jogar na cara a vida difícil que as pessoas levam. E o rap proporciona isso, mesmo sendo um ritmo marginalizado.

Se alguém se manifestasse fisicamente ou verbalmente contra os meninos estarem cantando, eu ia também manifestar a minha opinião, mas ninguém o fez. Desci no ponto de ônibus e vim pra casa, contar essa experiência de hoje para vocês. Está um pouco tarde e precios dormir, pois mais tarde começa a vida de zelador de novo. Esse fim-de-semana preferi ficar em casa, e foi tão proveitos quanto sair pra curtir.
Espero que aproveitem a postagem pra refletir sobre alguma coisa. Uma ótima semana para todos.

3 comentários:

  1. é esses encontros de jovens são sempre animados, boa oportunidade de conhecer novas pessoas

    ResponderExcluir
  2. Em relação ao transporte rodoviário urbano, ele é ineficiente aos domingos na maior parte do país devido à redução de frota imposta pelas empresas, o que dificulta o lazer da população.
    Os grupos de encontro de jovens pode ser solução para diversas questões e pode evitar o envolvimento em problemas e situações adversas. Porém, vejo que tudo deva ser bem direcionado.
    Até!

    ResponderExcluir
  3. O bom é encontrar algo de divertido nas mais variadas situações!

    ;D

    ResponderExcluir

Caro leitor: se você se identificou com o texto, comente-o. Seu comentário também anima o meu dia-a-dia de assalariado.